terça-feira, 1 de março de 2011

CAFÉ CONTRA A BALANÇA




Tomar, diariamente, até cinco xícaras de café coado ou filtrado não altera os índices de colesterol (LDL e HDL) ou de triglicérides e, quando ingerido em conjunto com uma dieta balanceada, pode ajudar a reduzir peso.
A conclusão é de uma dissertação de mestrado apresentada na Unifesp que acompanhou, por 18 semanas, 60 pacientes com altos índices de colesterol em tratamento no Setor de Lípides, Aterosclerose e Biologia Vascular da universidade. A redução de peso, do IMC e da circunferência abdominal verificada nesse período foi, em média, de 1,5%. Segundo Rosana Perim Costa, nutricionista e autora da pesquisa, a forma como o brasileiro prepara o café – em coador de pano ou em filtro de papel – impede a passagem das gorduras dos grãos, responsáveis pelo aumento da fração ruim do colesterol (LDL). Já a presença de substâncias antioxidantes na bebida, como a cafeína e os polifenóis, evita a formação de radicais livres e, conseqüentemente, o desenvolvimento da doença coronariana. “A cafeína, também age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando na queima de calorias”, afirma a pesquisadora.
De acordo com Francisco Antônio Helfenstein Fonseca, coordenador do setor e orientador do trabalho, o receio dos médicos em relação ao consumo do café gira em torno da possibilidade de aumentar a pressão arterial e causar arritmias cardíacas, porém os estudos sobre isso, são controversos. Segundo ele, outros estudos recentes, realizados nos EUA e Holanda, mostram que o consumo de café diminui a resistência à insulina em portadores de diabetes tipo 2. Apesar dos resultados de sua pesquisa, a nutricionista alerta que a melhor conduta para se perder peso ainda é manter a prática de atividade física e uma dieta balanceada. “O café seria apenas um coadjuvante”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário