Estudos em laboratório confirmaram os efeitos imunológicos do ginseng (Panax sp). Publicado no Journal of Translational Medicine, o artigo demonstrou que a planta medicinal, muito utilizada na medicina tradicional chinesa, tem efeitos anti-inflamatórios.
A equipe de pesquisadores da Universidade de Hong Kong, liderada pelo Dr. Allan Lau, identificou sete compostos ativos do ginseng, chamados ginsenosídeos, que apresentam efeito imunossupressivos. Segundo Dr. Allan, "O papel anti-inflamatório do ginseng pode ser devido ao efeito combinados desses ginsenosídeos, ativando diferentes níveis de atividade imunológica, contribuindo assim para as múltiplas ações do ginseng no corpo humano".
Os cientistas trataram células do sistema imunológico humano com diferentes extratos de ginseng. Eles descobriram que, dos nove ginsenosídeos que eles identificaram, sete inibem seletivamente a expressão do gene anti-inflamatório CXCL-10. Os pesquisadores reconstituíram os princípios ativos de volta em um extrato único com os ginsenosídeos selecionados para reconfirmação dos efeitos, obtendo os mesmos resultados positivos.
Os pesquisadores conseguiram testar integralmente os efeitos imunes dos extratos de ginseng utilizando sofisticadas tecnologias de purificação para identificar constituintes individuais - os chamados componentes ativos - e definir sua bioatividade usando ensaios biológicos e genômicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário