segunda-feira, 4 de abril de 2011

ADOÇANTE ABRE O APETITE!!


Segundo estudo publicado na revista "NeuroImage", pesquisadores holandeses avaliaram a resposta do cérebro de dez pessoas antes e depois de tomar suco de laranja com açúcar ou adoçante. Para os especialistas, é melhor comer uma porção pequena de doce do que tentar enganar a fome com adoçantes. Doces ou bebidas com adoçante não dão a mesma sensação de prazer dos produtos feitos com açúcar. "Não conseguimos enganar nosso cérebro", afirma o nutrólogo Carlos Alberto Werutsky, da Sociedade Brasileira de Nutrologia.
  O resultado é que tanto a sensação de prazer quanto a vontade de comer doce foram diferentes nos dois casos. Para Cristiane Ruiz Durante, nutricionista do projeto de atendimento ao obeso do Hospital das Clínicas de SP, "Só a glicose causa liberação de neurotransmissores que dão a sensação de bem-estar, como a
serotonina”. Sem o prazer proporcionado pela glicose, quem come produtos diet pode acabar exagerando na quantidade. De acordo com Paulo Cunha, especialista em neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria do HC, dá para comparar os adoçantes aos cigarros light.
  Para a nutricionista Cristiane Ruiz Durante, pessoas sem restrição ao açúcar não devem substituir doces por alimentos com adoçantes, ”prefiro indicar que a pessoa coma uma porção pequena de doce ou carboidrato. É melhor do que comer mais produtos
diet para tentar buscar a mesma sensação”, afirma a nutricionista.
  Segundo
Werutsky o principal vilão da dieta é a gordura, e não o açúcar. "O açúcar tem quatro calorias por grama, e a gordura tem nove. Evitar só o açúcar não resolve."
  De acordo com Ruy Lyra da Silva Filho, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, uma contra-indicação ao adoçante se dar pela ação do ciclamato e da sacarina para hipertensos. "Ambos contêm sódio. As quantidades não são significativas, mas podem fazer a diferença quando somamos a outros alimentos com sódio", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário