segunda-feira, 4 de abril de 2011

PIMENTA E SEUS BENEFÍCIOS

Conhecida por causar uma sensação de ardência em quem consome, a pimenta possui em sua composição uma substância ativa chamada capsaicina. Segundo a nutricionista Maria Adelaide Moreira dos Santos, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ”é um composto fitoquímico alcaloide que confere o gosto picante às pimentas. Esse composto quando ingerido causa sensação de ardor, queimação e hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local). A pimenta também contém vitamina C, vitamina A, cálcio, ferro, vitamina B1, Niacina, vitamina B2 e fibra alimentar”.
  Maria Adelaide esclarece, que o consumo da substância
capsaicina libera endorfinas que, uma vez na circulação, causam a sensação de bem-estar, logo, por causa dessa sensação de bem-estar, a pessoa poderia estar mais receptiva ao sexo, sem que haja nenhuma influência direta no desejo sexual. Além disso, a capsaicina é ainda a responsável pelo efeito anti-inflamatório e antioxidante da pimenta, fazendo com que ela possa reduzir o risco de doenças crônicas, como alguns tipos de câncer e até o Mal de Alzheimer.
  Apesar desses fatores positivos, o consumo em excesso da pimenta pode levar a alguns problemas de saúde, como por exemplo,  hipertensão, problemas gástricos, como úlceras e problemas de refluxo
gastroesofágico, além das hemorróidas. Segundo a nutricionista, não há uma dose recomendável, mas "5 gramas/dia são aceitáveis".

Nenhum comentário:

Postar um comentário