segunda-feira, 4 de abril de 2011

VITAMINA D X GORDURA E PROBLEMAS ÓSSEOS

Um estudo recente na França mostrou que em mulheres idosas, os suplementos de vitamina D e cálcio podem reduzir o risco de fratura do quadril. A vitamina D é muito importante para a saúde dos ossos. No organismo, ela aumenta a absorção de cálcio pelo intestino e por isso assegura que o cálcio necessário chegue ao esqueleto, que contém 99% do cálcio total do organismo. Há dois tipos de vitamina que têm efeito similar ou idêntico: a vitamina D3 (colecalciferol) produzida quando a pele é exposta ao sol e a vitamina D2 (ergocalciferol) que é encontrada na dieta. A deficiência de vitamina D é freqüente em pessoas idosas.

O consumo de vitamina D teve maior expressividade nos últimos anos devido a sua ajuda no combate à obesidade. A vitamina D realmente tem efeito na metabolização da gordura, corta a produção do hormônio da
paratireoide e acelera a quebra de gordura no fígado.Porém pode ter sua ação potencializada por meio da prática de exercícios físicos regulares. Aliás, combinação das duas tem efeito muito benéfico para a saúde dos ossos e metabolismo geral, já que atividades como caminhar, correr ou pular corda, combinadas com exercícios de força, como a musculação terapêutica, facilitam a fixação do cálcio pelos ossos. O Dr. Benjamin Apter, médico especialista em Medicina Esportiva e Fisiologia do Exercício, explica que a reposição de vitamina D não pode ser feita indiscriminadamente, pois ainda não conhecemos exatamente o que a intoxicação por excesso pode causar. A reposição está recomendada quando os níveis séricos de vitamina D estão abaixo do padrão recomendado para cada faixa etária.

Apesar do potencial saudável da vitamina D, acredita-se que metade dos adultos e crianças tenha níveis abaixo do ideal da vitamina, e 10% das crianças sejam altamente carentes, segundo um relatório de 2008, publicado no “
The American Journal of Clinical Nutrition”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário