terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

EXERCÍCIO FÍSICO X DEPRESSÃO


A Atividade física costuma ser prescrita por médicos para auxiliar no tratamento de patologias como doenças do coração, colesterol elevado e até diabetes. Mas, um recente estudo americano, afirma que os exercícios também são capazes de combater a depressão.

A pesquisa realizada, teve a coordenação de um grupo de psiquiatras da Universidade da Carolina do Norte, na qual avaliaram pacientes clinicamente diagnosticados com a doença. Nesse grupo, havia os que praticavam exercícios aeróbios e anaeróbios regularmente, os que usavam medicação antidepressiva e os que combinavam remédios e atividades físicas.

Constatou-se que o índice de depressão melhorou em cerca de 90% na turma que apenas praticou atividade física. Já aqueles submetidos a medicamentos tiveram uma redução de 55% na incidência da doença, e o terceiro grupo (medicação e exercícios) teve uma melhora de 60%. Os especialistas salientam, então, que praticar atividades físicas, em média, três vezes por semana é a maneira mais eficaz de manter a saúde mental em ordem.
 

AMENDOIM X COLESTEROL


Uma das grandes preocupações relativas à alimentação da população atualmente é o excessivo consumo de produtos ricos em colesterol. Muitas pessoas associam, erroneamente, a substância ao amendoim e ainda acreditam que a leguminosa pode causar obesidade e câncer. Porém, felizmente, não é o que dizem os especialistas.
O amendoim é uma excelente fonte de energia, possui cerca de 30% de proteínas nas sementes e sua gordura é, principalmente, monoinsaturada, que é benéfica para a saúde, ajuda a perder peso, a diminuir o colesterol e a manter estável o nível de açúcar no sangue, segundo a médica nutróloga Vanderli Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição. 
Uma das maneiras de reduzir o LDL, o “mau colesterol”, e ajudar o organismo a produzir o HDL, o “bom colesterol” é ingeri-lo. “Por possuir essencialmente gorduras monoinsaturadas, o amendoim contribui para diminuir os níveis sangüíneos de colesterol ruim (LDL), previne a formação de coágulos nas artérias, evitando, assim, doenças cardíacas”, explica a especialista.
O amendoim, também apresenta outros aspectos nutricionais importantes, como a presença de proteína vegetal, fibras, cálcio, magnésio, potássio, além de fitosteróis e outros. O amendoim é sempre uma opção deliciosa e saudável. 

LINHAÇA


O INSTITUTO CIENTÍFICO PARA O ESTUDO DA LINHAÇA do Canadá e dos Estados Unidos, têm enfocado estudos á respeito da influência da linhaça em  numerosas doenças degenerativas. De acordo com os pesquisadores, a semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos, um deles é a LIGNINA.
Possui nutrientes que reduzem os neurotransmissores, logo, melhoram as funções mentais, diminuindo a tensão nervosa. Sua atuação no sistema imunológico se deve a presença do ômega 3, 6, 9. Sua ingestão reduz as condições inflamatórias.
A linhaça elimina, o colesterol, controlando assim a obesidade e o apetite por conter grandes quantidades de fibras dietéticas. Ideal para prisão de ventre e acidez estomacal, a semente lubrifica e regenera a flora intestinal. O sistema cardiovascular se beneficia no controle e tratamento da arteriosclerose, esclerose múltipla, trombose, pressão arterial, arritmia. A semente apresenta uma característica ÚNICA, contém uma substância chamada TAGLANDINA, a qual regula a pressão do sangue e a função arterial. Devido ao controle dos níveis de açúcar no sangue, a linhaça atua na prevenção da diabetes.
Um dos mais notáveis indicativos de melhora devido ao consumo de linhaça é o incremento progressivo na vitalidade e na energia. A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos se recuperam da fadiga do exercício.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

CHÁ VERDE CONTRA ALZHEIMER


Um estudo da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, indica que o chá verde pode proteger o cérebro de doenças como o Mal de Alzheimer e outros tipos de demência. A pesquisa foi divulgada na publicação especializada Phytomedicine.

No estudo, os cientistas investigaram se as propriedades benéficas do chá verde, que já tinham sido comprovadas no chá recém-preparado e não digerido, ainda se mantinham ativas uma vez que o chá fosse digerido. De acordo com Ed
Okello, professor da Escola de Agricultura, Alimento e Desenvolvimento da Universidade de Newcastle e que liderou o estudo, a digestão é um processo vital para conseguir os nutrientes necessários, mas também significa que nem sempre os compostos mais saudáveis dos alimentos serão absorvidos pelo corpo, podendo se perder ou modificar no processo.

Ainda segundo o Professor, "O que foi realmente animador neste estudo é que descobrimos que, quando o chá verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são até mais eficazes contra gatilhos importantes do Alzheimer do que a forma não digerida do chá”.


Na pesquisa, a equipe da Universidade de
Newcastle trabalhou em conjunto com cientistas da Escócia, que desenvolveram uma tecnologia que simula o sistema digestivo humano. Graças a esta tecnologia, a equipe de Newcastle conseguiu analisar as propriedades protetoras dos produtos da digestão do chá.Dois compostos já são conhecidos por seu papel importante no desenvolvimento do Alzheimer, o peróxido de hidrogênio e uma proteína conhecida como beta-amilóide. Pesquisas anteriores mostraram que compostos conhecidos como polifenóis, presentes nos chás verde, tem propriedades neuroprotetoras, pois se ligam a compostos tóxicos e protegem as células do cérebro. Quando ingeridos, os polifenóis são quebrados e produzem uma mistura de compostos. Foram estes compostos que os cientistas de Newcastle testaram.

GELATINA FAZ BEM!!!



A gelatina contém uma série de fragmentos de proteínas que fornecem aminoácidos essenciais ao corpo para a manutenção de ossos e tecidos. O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário ao organismo.

Sem o colágeno, o tônus muscular sofre uma diminuição, atingindo a saúde dos ossos, pele, unhas e cabelos, fazendo com que se tornem menos resistentes, percam a elasticidade, o brilho e reduzam o crescimento. Isso facilita o aparecimento de estrias e celulite, além de levar ao envelhecimento dos tecidos do corpo. O colágeno reforça os tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos. A gelatina ajuda na nutrição destes tecidos, mantendo a hidratação e integridade das articulações. O colágeno é um nutriente isento de gorduras, colesterol ou carboidratos.

Há diferenças entre o produto comprado no supermercado para sobremesa e a gelatina vendida em casas de produtos naturais e suplementos alimentares. Nestes últimos, geralmente encontra-se o colágeno em pó, ou em cápsulas, que é o colágeno em sua forma pura. Já a gelatina que compramos no supermercado também tem colágeno na composição, porém, em menor quantidade.


sábado, 12 de fevereiro de 2011

REFRIGERANTES E DIABETES



Segundo estudo Feito pela Harvard School of Public Health , a ingestão de dois copos de bebidas, como refrigerantes, que contenham açúcar refinado, por dia aumenta os riscos de diabetes do tipo 2 em 26% e eleva em 20% os riscos de síndrome metabólica. A pesquisa foi feita a partir de outros 11 estudos, que observaram mais de 300 mil homens e mulheres, com idades entre 21 e 84 anos. Os hábitos alimentares dessas pessoas foram analisados durante um período de quatro a 20 anos a fim de descobrir quais alimentos poderiam aumentar as chances de diabetes e síndrome metabólica.

O resultado dos estudos mostrou que das 15 mil pessoas que desenvolveram diabetes e nove mil que tiveram síndrome metabólica, a maioria bebia com freqüência bebidas que tinham açúcar refinado.

A relação entre bebidas adoçadas e o desenvolvimento de diabetes e síndrome metabólicas pode ser parcialmente explicada pelo aumento de peso causado pela ingestão de açúcar, aumentando a pressão e a concentração de insulina no sangue rapidamente, causando uma reação de resistência do corpo à insulina, o que pode elevar os riscos de diabetes.
Segundo a nutricionista Roberta Stella, quatro substitutos para o refrigerante seriam, a água, a água de coco, a água levemente gaseificada e os sucos naturais.


ÁGUA DE COCO E SEUS BENEFÍCIOS



Hoje em dia fala-se muito da importância da hidratação e a  água-de-coco é considerada um isotônico natural, uma vez que é rica em minerais como sódio e potássio. De fácil absorção, favorece a rápida hidratação e proporciona a recuperação desses minerais eliminados pela transpiração do exercício físico!
Em uma hora de exercício físico ininterrupto, o corpo perde muita água ao transpirar. Esse suor contém pequenas quantidades de eletrólitos minerais, sobretudo sódio, mas também potássio e carboidratos, cuja perda produz fadiga. Além de reidratante, possui bom valor nutritivo, contém boa quantidade de minerais, com aroma e sabor suaves. A água-de-coco não causa náusea, não apresenta sensação de abundância ou desordem no estômago.
A água-de-coco não é uma fonte rica em vitaminas, mas contém  vitamina C e complexo B, apresentando também função antioxidante. Muito saborosa, é também ótimo remédio, como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de Potássio. É também indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãimbras, fraqueza muscular, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

ISOTÔNICO X HIDROTÔNICO


Uma dúvida freqüente entre os esportistas é qual a melhor opção de bebida esportiva, as isotônicas ou as hidrotônicas. Mesmo com uma modificação pequena em suas composições, há sim diferença entre ambas.
  O isotônico é uma bebida energética formulada com água, carboidratos e uma alta concentração de sais minerais, o que é essencial para praticantes de exercícios físicos com alta intensidade. Como está na mesma composição do organismo do ser humano, a reposição de eletrólitos é bem mais rápida. Já o
hidrotônico é formada pelas mesmas substâncias que o isotônico, porém com menos eletrólitos, o que é mais indicado para treinamentos mais moderados, sem tanto desgaste físico e perda de água pelo suor, ou seja, quem praticar exercícios mais intensos e que resultem em um desgaste muito grande, é recomendado o isotônico. Para os exercícios mais moderados, mas que mesmo assim necessitem de uma reposição líquida de sais minerais, o hidrotônico é a melhor opção.
  Segundo, Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista esportivo, estes produtos servem para repor os sais minerais como, sódio e potássio, que perdemos durante a prática, bem como a energia gasta. Por causa do alto desgaste físico, a água pode não ser suficiente para recompor os sais minerais.
  De Acordo com, Ana Paula Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição
Santé, “Eles podem ser ingeridos antes, durante e depois da prova. Se o atleta se alimentou antes, é melhor bebê-los após 40 minutos. Ao final do exercício também é recomendável para equilibrar o nível celular”.

ÔMEGA-3 e OSTEOPOROSE



Pesquisadores da Universidade do Texas, Estados Unidos, concluíram que essa gordura, além dos benefícios ao cérebro e ao coração, tem ação inibidora da osteoporose, para felicidade dos apreciadores de peixes, frutos do mar, sementes de linhaça, dentre outros. Mulheres que se aproximam ou já passaram da menopausa, são as principais vítimas da doença que promove o esfarelamento da massa óssea, devido, a queda da produção de estrogênio, o hormônio feminino.
O ômega-3 tem células que produzem e depositam material ósseo, os osteoblastos, e células que reabsorvem o material velho, os osteoclastos. A Osteoporose, aumenta a atividade dos osteoclastos. Sem a reposição desse material, o desequilíbrio resultará em milhões de microburacos. Daí, uma topada pode ser motivo de fratura.

O ômega-3 consegue inibir a função desses
osteoclastos, ou seja, restaura o equilíbrio e, assim, breca o avanço da osteoporose. 

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

COMBATENDO A TENDINITE

      
      A tendinite é uma lesão inflamatória que ocorre nos tendões, sendo apresentada de forma aguda, quando ocorre devido algum problema de uso excessivo da articulação, ou por um trauma ocorrido no tendão (queda). E crônica, quando resulta da lesão degenerativa, por desgaste repetitivo (LER), ou devido ao envelhecimento do tendão.
      Além de atuar na prevenção, com o fortalecimento de toda a musculatura, a musculação também auxilia no tratamento da tendinite junto à fisioterapia. A utilização de cargas baixas, exercícios específicos, execução correta do exercício e alongamentos levam o aluno a reaver os movimentos sem a dor causada pela inflamação.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

ANDAR OU CORRER?


Andar ou correr?  Esta com certeza ainda é uma dúvida que principalmente os iniciantes frequentemente apresentam.                              .
 As pessoas sedentárias devem obrigatoriamente iniciar sua atividade física andando por alguns minutos contínuos pelo menos 3 dias por semana. A
sequência regular após as primeiras semanas de adaptação dará a sensação de melhora progressiva da resistência física e, consequentemente, a percepção da necessidade de andar cada vez mais acelerado para se atingir o mesmo nível de esforço subjetivo. Esse processo progressivo de adaptação trará cada vez mais benefícios a médio e longo prazo.             .

É previsível que após várias semanas de prática regular o indivíduo já esteja correndo confortavelmente por alguns minutos contínuos. Certamente a par dessa evolução de sua aptidão física, ele terá inclusive mudado hábitos de vida. O indivíduo fisicamente ativo melhora sua auto-estima, previne doenças, e
consequentemente melhora sua qualidade de vida.                            

Ande, para poder Correr!

NEM TUDO QUE REFRESCA HIDRATA


Pois é, nem tudo que refresca hidrata. No calor, a perda de suor de uma pessoa que está na praia, pode ser igual à de alguém que praticou uma hora de exercício moderado. Para aqueles que não resistem à uma “loira gelada” é importante lembrar que a cerveja, e qualquer outra bebida que contenha álcool, não ajuda repor o líquido do corpo. Ir ao banheiro com maior freqüência e sofrer com a ressaca no dia seguinte são sinais claros de que as bebidas alcoólicas não hidratam. Quando sentimos sede já estamos com 2% do corpo desidratado. Imagine, então, a situação do nosso organismo quando acordamos com aquela ressaca?
Os refrigerantes também não são a melhor opção, mesmo contendo alguns sais minerais, pois, apesar de refrescantes, contêm muito sódio, especialmente os lights e diets, corantes e toxinas que o organismo terá trabalho para eliminar. As bebidas isotônicas (gatorade) são recomendadas exclusivamente para atletas que participam de atividade física mais intensa. A dica é optar pela água de coco, chás e sucos naturais. Lembre-se que um corpo bem hidratado ajuda na perca de peso e manutenção da massa muscular.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

EXERCÍCIO E IMUNIDADE

Num período em que estamos combatendo uma nova gripe (H1N1) nada melhor que ajudar seu organismo a se proteger. Mas cuidado! Existe uma idéia errônea que o exercício vai liberar as toxinas, vai colocar a gripe ou infecção pra fora do corpo. Pois é, o exercício físico pode proporcionar diferentes respostas no sistema imunológico. Dependendo da intensidade o mesmo pode vulnerabilizar ainda mais o organismo. O american college of sports e medicine  revela que o exercício de intensidade moderada, praticado regularmente, melhora a capacidade de resposta do sistema imunológico, enquanto o exercício com alta intensidade praticado sob condições estressantes provoca um estado transitório de imunossupressão, principalmente no período após os exercícios onde ocorre um momento que é denominado de open Window (janela aberta para doenças). Então se estiver gripado ou debilitado evite fazer exercícios físicos, o máximo que você vai conseguir é piorar e ainda pode acabar contaminando seus colegas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Vitamina C Protege as Articulações

Quando o assunto é Vitamina C, a grande maioria das pessoas tende a vê-la como uma das principais armas na prevenção contra gripes e resfriados. Porém a vitamina C exerce várias funções importantes no organismo de forma isolada e aliada a outras vitaminas e minerais.  Auxilia na manutenção de um sistema imunológico durante períodos de treinamento intenso, evita agravamento de lesões dos tendões, ligamentos e articulações (por produzir colágeno), antiinflamatória, pois age como antioxidante, e auxilia ainda na desintoxicação do organismo.
Um atleta com baixa ingestão de vitamina C poderá ter com mais frequencia o ´resfriado do atleta´, que é aquele sensação de resfriado crônico, ocasionada não só pela falta de vitamina C, mas pela deficiência de vitaminas minerais e aminoácidos que são depletados em situações de estresse contínuos em função do treinamento.
Assim como outros alimentos, a Vitamina C deve fazer parte da alimentação diária e equilibrada, e para que seja melhor aproveitada deve ser ingerida ao longo de todo o dia, pois como é hidrossolúvel e facilmente eliminada na urina pelo corpo. O mais indicado é ingerir de forma natural, ou seja  alimentos fontes de vitamina C como por exemplo laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba e também no pimentão, alface, agrião, cebola, rúcula, caju, laranja, morango etc.