Quando o assunto é Vitamina C, a grande maioria das pessoas tende a vê-la como uma das principais armas na prevenção contra gripes e resfriados. Porém a vitamina C exerce várias funções importantes no organismo de forma isolada e aliada a outras vitaminas e minerais. Auxilia na manutenção de um sistema imunológico durante períodos de treinamento intenso, evita agravamento de lesões dos tendões, ligamentos e articulações (por produzir colágeno), antiinflamatória, pois age como antioxidante, e auxilia ainda na desintoxicação do organismo.
Um atleta com baixa ingestão de vitamina C poderá ter com mais frequencia o ´resfriado do atleta´, que é aquele sensação de resfriado crônico, ocasionada não só pela falta de vitamina C, mas pela deficiência de vitaminas minerais e aminoácidos que são depletados em situações de estresse contínuos em função do treinamento.
Assim como outros alimentos, a Vitamina C deve fazer parte da alimentação diária e equilibrada, e para que seja melhor aproveitada deve ser ingerida ao longo de todo o dia, pois como é hidrossolúvel e facilmente eliminada na urina pelo corpo. O mais indicado é ingerir de forma natural, ou seja alimentos fontes de vitamina C como por exemplo laranja, limão, abacaxi, acerola, goiaba e também no pimentão, alface, agrião, cebola, rúcula, caju, laranja, morango etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário