quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
ISOTÔNICO X HIDROTÔNICO
Uma dúvida freqüente entre os esportistas é qual a melhor opção de bebida esportiva, as isotônicas ou as hidrotônicas. Mesmo com uma modificação pequena em suas composições, há sim diferença entre ambas.
O isotônico é uma bebida energética formulada com água, carboidratos e uma alta concentração de sais minerais, o que é essencial para praticantes de exercícios físicos com alta intensidade. Como está na mesma composição do organismo do ser humano, a reposição de eletrólitos é bem mais rápida. Já o hidrotônico é formada pelas mesmas substâncias que o isotônico, porém com menos eletrólitos, o que é mais indicado para treinamentos mais moderados, sem tanto desgaste físico e perda de água pelo suor, ou seja, quem praticar exercícios mais intensos e que resultem em um desgaste muito grande, é recomendado o isotônico. Para os exercícios mais moderados, mas que mesmo assim necessitem de uma reposição líquida de sais minerais, o hidrotônico é a melhor opção.
Segundo, Luís Ricardo de S. Alves, nutricionista esportivo, estes produtos servem para repor os sais minerais como, sódio e potássio, que perdemos durante a prática, bem como a energia gasta. Por causa do alto desgaste físico, a água pode não ser suficiente para recompor os sais minerais.
De Acordo com, Ana Paula Souza, nutricionista da Clínica de Nutrição Santé, “Eles podem ser ingeridos antes, durante e depois da prova. Se o atleta se alimentou antes, é melhor bebê-los após 40 minutos. Ao final do exercício também é recomendável para equilibrar o nível celular”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário