Uma das grandes preocupações relativas à alimentação da população atualmente é o excessivo consumo de produtos ricos em colesterol. Muitas pessoas associam, erroneamente, a substância ao amendoim e ainda acreditam que a leguminosa pode causar obesidade e câncer. Porém, felizmente, não é o que dizem os especialistas.
O amendoim é uma excelente fonte de energia, possui cerca de 30% de proteínas nas sementes e sua gordura é, principalmente, monoinsaturada, que é benéfica para a saúde, ajuda a perder peso, a diminuir o colesterol e a manter estável o nível de açúcar no sangue, segundo a médica nutróloga Vanderli Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição.
Uma das maneiras de reduzir o LDL, o “mau colesterol”, e ajudar o organismo a produzir o HDL, o “bom colesterol” é ingeri-lo. “Por possuir essencialmente gorduras monoinsaturadas, o amendoim contribui para diminuir os níveis sangüíneos de colesterol ruim (LDL), previne a formação de coágulos nas artérias, evitando, assim, doenças cardíacas”, explica a especialista.
O amendoim, também apresenta outros aspectos nutricionais importantes, como a presença de proteína vegetal, fibras, cálcio, magnésio, potássio, além de fitosteróis e outros. O amendoim é sempre uma opção deliciosa e saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário